quinta-feira

Resumindo

Creio que li este texto do filósofo e poeta Rubem Alves pela primeira vez em 2001 e fiquei emocionada - havia um homem genial que poeticamente decifrara toda a minha perplexidade diante do ato de aprender. A metáfora das caixas de ferramentas e brinquedos passou a ser uma referência permanente para mim. 

"RESUMINDO

[...]

10.Metáfora: o corpo carrega sempre duas caixas. Numa mão, uma caixa de ferramentas. Na outra mão, uma caixa de brinquedos. Essas duas caixas definem os objetivos da educação.

11.Caixa de ferramentas: nela se encontram os objetos necessários para compreender e inventar. Úteis, indispensáveis à sobrevivência. Na caixa de ferramentas se encontram guardadas desde coisas concretas como fogo, redes, facas, machados, hortas, bicicletas, computadores, até coisas abstratas como palavras, operações matemáticas, teorias científicas.

12.Caixa de brinquedos: nela se encontram objetos inúteis que, sendo inúteis, são usados pelo prazer e alegria que produzem: música, literatura, pintura, dança, brinquedos, jardins, instrumentos musicais, poemas, livros, pinturas, culinária, dança...

13.Com a caixa de ferramentas e a caixa de brinquedos os seres humanos não só sobrevivem, mas sobrevivem com alegria. A caixa de ferramentas, sozinha, produz poder sem alegria. Vida forte mas vida boba, sem sentido. Os seres humanos ficam embrutecidos. O conhecimento, sozinho, é embrutecedor. A caixa de brinquedos, sozinha, está cheia de prazeres e alegrias. Mas os prazeres e alegrias, sozinhos, são fracos. E a vida, sem poder, é vida fraca, incapaz de responder aos desafios práticos da sobrevivência. E vem a morte. Sábio é aquele que possui as duas caixas... O homem sábio planta hortas - coisas boas para comer e viver - e planta jardins - coisas boas de se ver, cheirar, degustar...

14. Tarefa do educador: ajudar os discípulos a construir suas caixas de ferramentas e suas caixas de brinquedos... Pergunto se as escolas fazem isso. Talvez seja necessário ver, pensar e inventar - uma escola diferente... Esse é o meu sonho!"
 


Já li, reli, tresli...acho que vou fazer isso para sempre pois cada vez surpreendo-me mais com a lucidez e a poesia do Rubem...compartilho essa leitura com vocês, acessem o texto na íntegra neste link <http://www.rubemalves.com.br/resumindo.htm> e confiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário