quarta-feira

Arte: A Quarta Competência Básica na Era Digital

Lendo o artigo de Jason Ohler, Arte: La cuarta competencia básica en esta era digital confirmei uma idéia que tenho há muito tempo sobre a importância da alfabetização visual como instrumentalização dos nossos estudantes, em todos os níveis de ensino.

Parafraseando Ohler, a ficha caiu como se tivesse uma tonelada de bits. A parte do artigo que selecionei para citar trata-se do momento em que o autor percebe a importância da Arte no contexto digital:


"Anos atrás eu tive uma experiência incrível que ajudou-me a perceber claramente a nova importância das artes na educação. Assistindo a um aluno do 10º ano que estava trabalhando em seu computador tentando criar uma apresentação multimídia para um projeto de arte-linguagem. Seu problema não era o domínio da tecnologia, porque, como qualquer garoto da era da informação poderia navegar na tela facilmente - o problema era a estética que parecia inatingível. Enquanto eu o observava tão inábil juntando pedaços de clips de vídeo, gráficos, sons, botões e algumas palavras, de repente bateu-me como uma tonelada de bits, esta certeza: Ele estava tentando criar a arte, e ninguém o havia ensinado. Enquanto desajeitadamente tentava organizar a apresentação, estava perdendo a noção do que inicialmente queria comunicar. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário