quarta-feira

Arte: A Quarta Competência Básica na Era Digital

Lendo o artigo de Jason Ohler, Arte: La cuarta competencia básica en esta era digital confirmei uma idéia que tenho há muito tempo sobre a importância da alfabetização visual como instrumentalização dos nossos estudantes, em todos os níveis de ensino.

Parafraseando Ohler, a ficha caiu como se tivesse uma tonelada de bits. A parte do artigo que selecionei para citar trata-se do momento em que o autor percebe a importância da Arte no contexto digital:


"Anos atrás eu tive uma experiência incrível que ajudou-me a perceber claramente a nova importância das artes na educação. Assistindo a um aluno do 10º ano que estava trabalhando em seu computador tentando criar uma apresentação multimídia para um projeto de arte-linguagem. Seu problema não era o domínio da tecnologia, porque, como qualquer garoto da era da informação poderia navegar na tela facilmente - o problema era a estética que parecia inatingível. Enquanto eu o observava tão inábil juntando pedaços de clips de vídeo, gráficos, sons, botões e algumas palavras, de repente bateu-me como uma tonelada de bits, esta certeza: Ele estava tentando criar a arte, e ninguém o havia ensinado. Enquanto desajeitadamente tentava organizar a apresentação, estava perdendo a noção do que inicialmente queria comunicar. "

Um comentário:

  1. Navegando sem ruma com a intenção de divulgar o meu blog, cheguei até você e gostei do que vi, tanto que pretendo voltar mais vezes. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da tela do computador está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar cuidado. Em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura e enauqnto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam.
    Se gostar da minha proposta, siga-me.
    Por hoje fico por aqui, Espero nos tornarmos bons amigos.
    Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir